Clareamento


  
 O clareamento dental a laser é a técnica mais moderna, mais rápida e mais eficiente atualmente para promover o clareamento dos dentes. Nesta técnica, um gel à base de peróxido de hidrogênio com concentração de 35 a 40% é aplicado sobre a superfície externa dos dentes e o laser, juntamente com um conjunto de luzes (LED), são aplicados sobre este gel, ativando a liberação de moléculas de oxigênio. Estas moléculas de oxigênio liberadas penetram na estrutura dentária, eliminando os pigmentos causadores das manchas.
   
  • Rapidez: O tratamento a laser é feito em uma única sessão de aproximadamente 1 hora (as duas arcadas), enquanto que o método tradicional caseiro dura de 2 a 3 semanas por arcada. No clareamento a laser, o paciente já sai do consultório com seus dentes clareados. Alguns pacientes podem precisar de mais de uma sessão.
  • Comodidade: No clareamento a laser, não existe a necessidade do uso de moldeira à noite, durante semanas, o que era razão de muitos pacientes desistirem do tratamento.
  • Segurança: No clareamento caseiro com moldeira, muitos pacientes acabam desistindo do tratamento por causa da sensibilidade dentária provocada pelo gel, que dura o tempo do tratamento (2 a 3 semanas). No clareamento a laser, não há sensibilidade e, se houver, é bem menor e dura apenas 24 horas após o tratamento. Isto acontece porque o laser promove diminuição da sensibilidade pós-operatória.

O clareamento a laser é seguro para gengivas e dentes ?
Sim, é absolutamente seguro. O agente clareador não tem contato com a gengiva, pois ela é protegida com um material borrachóide. Não há também perigo para os dentes, pois o clareamento não afeta a estrutura dentária.
O clareamento dental altera a cor das restaurações já existentes ?
Não. Ele age apenas sobre o dente, sendo necessária a substituição das restaurações antigas que ficarem em desarmonia estética após o clareamento.
Os dentes clareados podem escurecer novamente ?
Sim, mas os dentes clareados nunca voltam a ter a cor que tinham antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção.
O escurecimento dos dentes podem ocorrer por diversas causas:
  • Idade (os dentes escurecem com o tempo)
  • Alimentos Corantes (refrigerantes, chá, café e afins)
  • Fumo
  • Formação (genética de cada indivíduo)
  • Anti-bióticos (durante a fase de formação dos dentes)
  • Tratamento de Canal